quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

AMIGO OCULTO

Sei que muita gente torce o nariz para a quantidade de amigo oculto que surge no final do ano. Eu não. Eu amo participar dessa brincadeira.

Primeiro porque eu a-d-o-r-o dar e ganhar presentes, mesmo que seja a tal lembrancinha. Na verdade, chego a conclusão de que o que me diverte mesmo é rasgar o papel, é saber que tem um presente ali dentro, que eu não sei o que é e que alguém escolheu especialmente pra mim.

O outro motivo de amar o tal do amigo oculto é porque eu acho genial você não ter que dar presentes para todos os seus amigos ou familiares. Basta comprar o presente de quem você sorteou. Todo mundo daquele grupo de pessoas queridas vai ganhar presente.

Esse ano, infelizmente, só estou participando de um amigo oculto e essas amigas só fizeram porque sabiam que eu ia ficar frustrada se não participasse de nenhum.

Mas como tudo na vida, devo admitir que o amigo oculto está longe de ser um jogo perfeito. Quer dizer, a regra é clara, se estipula um preço e as pessoas compram algo que tenha a ver com o amigo, mas nada é tão fácil.

Muitas vezes participam da brincadeira pessoas que você não tem muita intimidade e aí na hora do sorteio, o jeito é rezar para não tirar aquela pessoa que não é tão sua amiga. E é claro que tem sempre um espertinho que diz: “eu me tirei” e voltam todos os papeizinhos e se realiza um novo sorteio. E você, que tinha tirado aquela pessoa que você queria tirar, muito a contra gosto, mete o papel de volta no saquinho.

Hoje em dia, com o amigo secreto on line, esta prática está ficando cada vez mais difícil, já que quem faz o sorteio é o computador. Entrem lá, vale a pena: http://www.amigosecreto.com.br/

Os maiores inconvenientes, sem dúvida, acontecem na hora de abrir os presentes. Lembro que meu irmão uma vez ganhou de amigo oculto uma caixa de sabonetes. Coitado. Ele tinha uns 12 anos e esperava alguma coisa de criança, um jogo, um bonequinho, sei lá. O pobre tem trauma de amigo oculto até hoje.

Tem também aquelas pessoas que sempre ultrapassam o limite de preço estipulado e todos os outros da roda ficam de olho no sortudo que ganhou um super presente.

Mas  o pior mesmo é o esquecido, o que não leva o presente. Essa pessoa deveria entrar para uma lista negra de amigo oculto e ficar pelo menos 3 anos sem participar.

Mas quando os participantes da brincadeira se empenham em comprar um presente que tenha a ver com o amigo, quando o grupo de sorteados são realmente amigos, não tem como dar errado. O clima fica tão legal que mesmo depois de desembrulhar o papel, ainda que o presente não seja aquele que você queria, você vai abrir um sorriso. E não é falso. Afinal, a pessoa tentou, se lembrou. E esse é o espírito natalino, amor ao próximo, ao amigo oculto.

5 comentários:

  1. Quem disse que você é Hans!
    Saudades!
    Bjs
    Téri

    ResponderExcluir
  2. Prima-mãe, muito bom o tal do amigo oculto...adoro participar tb, mas, ano passado eu fui a única que fiquei sem presente num amigo oculto do trabalho pq a pessoa que tinha me tirado não foi e não pude ficar com o presente dele pq era uma camiseta masculina...E esse ano eu participei de um amigo oculto que se chama roba-roba e é claro que roubaram o meu presente que era o melhor (um massageador) e eu levei apenas uma caneca de feliz natal...Não estou tendo muita sorte, mas, o que vale é a participação....bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto de amigo oculto, acho muito sem graça. As pessoas dizem o que querem e então não há novidade alguma. O que eu gosto mesmo é da surpresa. Gosto de dar presente para todo mundo, acho o maior "barato". Quando faço minhas compras, vou pensando em cada um e isso me dá muita alegria, comprar uma lembrança para cada pessoa em especial. beijos mamãe.

    ResponderExcluir
  4. Beta

    Amo tudo que vc escreve. Seu jeito de escrever me encanta. E nós ficamos sem amigo oculto este ano .... Não valeu pois também adoro dar e receber presentes. Ano que vem temos que nos organizar melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  5. O seu amigo oculto sou eu. Sou MUITO seu amigo e não vou assinar esse comentário. Dã.

    ResponderExcluir